terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pontos gerais da coleta seletiva

O sistema de tratamento por coleta seletiva tem como principais pontos positivos, as principais vantagens: contribui para a melhoria do meio ambiente, diminuindo a exploração de recursos naturais; reduz o consumo de energia; diminui a poluição do solo, da água e do ar; prolonga a vida útil dos aterros sanitários; possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; diminui o desperdício, de gastos com a limpeza urbana, gera emprego e renda para algumas famílias.  
Os pontos negativos é são: os trabalhadores que separam o lixo não têm muitos recursos como luvas, máscaras, botas, uniforme adequado para o trabalho; apesar da renda familiar dos catadores ter melhorado após a implantação do sistema de tratamento de colota seletiva mesmo assim o sálario ainda é pouco e não da para suprir as necessidades.
Na empresa privada 70% são mulheres na varrição e coleta de lixo, tendo como base pessoas de 18 a 60 anos de idade, tanto mulheres como homens, a maioria não tem grau de escolaridade completo. Como foi mensionado acima a renda desses catadores não supri suas necessidades e as pessoas que lá trabalham, quase todas tem muitos anos de trabalho como catadores.  
 Geovania Maria dos Santos 
14 anos como catadora na coleta de lixo 
Na separação do lixo possui cerca de 21 catadores que infelizmente tem 100% de chance de ter contágio à alguma doença, porém ele recebem a vacina contra essas doenças pelo menos uma vez no ano. 
Em relação aos perigos ao meio ambiente não há um grande problema ambiental, devido não ter acúmulo de lixo já que o rejeito é separado e levado para a Estrutural, e a ACOBRAZ não se localiza perto de nascentes, proximidades de rios e nem plantações. E apesar de ser próxima a quadra 33 a cooperativa foi criada antes, ou seja, não havia e não há nenhum risco para a comunidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário